→ Produção de açúcar

        O caldo produzido na moagem da cana é utilizado para produzir açúcar e etanol, a maiorias das 430 usinas brasileiras podem produzir os dois, a proporção de um e de outro produto varia de acordo com condições de mercado e aspectos técnicos.
        O caldo da primeira e segunda moagem mais ricos em sacarose, é encaminhado para a produção de açúcar, o primeiro passo é o tratamento químico para purificação seguido de evaporação e cozimento. Neste ponto a sacarose já está cristalizada. Em uma centrifuga os cristais de açúcar são separados do melaço e posteriormente podem ser fermentados para a produção de etanol, os cristais seguem para secadores, são peneirados e armazenados. São 15 horas de processamento entre a chegada da cana na usina e o armazenamento, cada tonelada de cana produz cerca de 120 quilos de açúcar.
        O produto é empacotado para comercialização e o açúcar para fins industriais é condicionado em embalagens de grande porte.
        Todo o processo de estocagem dos diversos tipos de açúcar produzido nas usinas brasileiras é regulado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária a ANVISA. O Brasil é o maior produtor e exportador de açúcar do mundo respondendo por cerca de 20% da produção e 40% das vendas no mercado internacional.